Quando um aluno não consegue acompanhar a turma no aprendizado, comumente utilizamos o termo dificuldade de aprendizagem, está pode estar ocorrendo por eventos que podem ter influenciado a forma de se comportar da criança, como por exemplo, o nascimento de um irmão, a perda de um ente querido, mudança, separação dos pais, entre outros fatores. Então a dificuldade estaria por uma vez ligada a acontecimentos transitórios.
Se esta dificuldade sempre esteve presente na vida do aluno, desde o inicio na escola, se ela ocorre de forma persistente então nomeamos de transtorno de aprendizagem.
O transtorno de aprendizagem pode ocorrer em uma competência específica, como por exemplo, de leitura, matemática, escrita. Ou comprometer múltiplas competências, o que então nomeamos como transtorno global de aprendizagem, esse transtorno global de aprendizagem está normalmente ligado com atraso do desenvolvimento da linguagem, e de outras funções cognitivas.
Ao nos depararmos com um aluno com defasagem de aprendizagem, podemos ter diante de nós uma dificuldade ou um transtorno de aprendizagem. É neste caso que a avaliação neuropsicológica entra para identificar a natureza da defasagem e a gravidade do problema, sem deixar de levar em conta as observações realizadas pelo professor em sala de aula, que vão ajudar muito no processo de avaliação.